fbpx

Atestados e exames médicos em tempos de coronavírus

 

Neste artigo vamos trazer duas normas sobre os atestados e exames médicos: a Portaria n. 454 de 20/03/2020 do Ministério da Saúde e também as regras previstas na MP 927.

Atestado para isolamento

A medida de isolamento somente poderá ser determinada por prescrição médica, por um prazo de 14 dias, considerando os sintomas respiratórios ou o resultado laboral positivo para o covid-19.

coronavírus e falta justificada

Sintomas respiratórios: tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.

O atestado emitido pelo profissional médico determina que determina a medida  de isolamento será estendido às pessoas que residam no mesmo endereço.

Para emissão destes atestados médicos é dever da pessoa sintomática informar ao profissional médico o nome completo das demais pessoas que residam no mesmo endereço.

A não informação pode sujeitar à responsabilização civil e criminal.

E será considerada como falta justificada ao trabalho para todas as pessoas que constarem do atestado, nos termos do parágrafo 3º do artigo 3º da Lei n. 13.979 de 06/02/2020

Veja também: Coronavírus – faltas justificadas, isolamento e quarentena

Novo atestado médico:

Para as pessoas assintomáticas que residem com a pessoa sintomática será possível a emissão de novo atestado médico de isolamento, caso venham a manifestar os sintomas respiratórios  ou tenham resultado positivo para Coronavírus.

Pessoas com mais de 60 anos de idade:

As pessoas com mais de 60 anos de idade devem observar o distanciamento social, restringindo seus deslocamentos para a realização de atividades estritamente necessárias.

Suspensão de exigência administrativas em Segurança e Saúde do Trabalho:

Essas regras vem da MP 927 

Durante o estado de calamidade pública fica suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto os exames demissionais.

E estes exames poderão ser realizados no prazo de 60 dias, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

Exame demissional

O exame demissional poderá ser dispensado caso o exame ocupacional mais recente tenha sido realizado já menos de 180 dias.

Mas na prática, vai ser muito difícil achar uma clínica médica para fazer os demissionais em meio a crise que vivemos…

Talvez isso também seja modificado. Seguimos acompanhando …

Treinamentos periódicos

Fica suspensa a obrigatoriedade de realização de treinamentos periódicos durante o estado de calamidade pública.

Os treinamentos  poderão ser realizados na modalidade de ensino a distância e caberá ao empregador observar os conteúdos práticos, de modo a garantir que as atividades sejam executadas com segurança.

CIPA – Comissão Interna de prevenção de acidentes

As comissões internas de prevenção de acidentes poderão ser mantidas até o encerramento do estado de calamidade pública.

E os processos eleitorais em curso poderão ser suspensos.

Acompanhe a gente!

Somos um escritório de contabilidade e temos como missão trazer informação para os empresários!

Assine gratuitamente nossa newsletter – aqui!

E se estiver precisando organizar a gestão da sua empresa e eliminar o monte de planilhas e controles de gestão, adotando uma ferramenta super prática …

Peça para a gente demonstrar o sistema da Omie para você – CLIQUE AQUI

 

Cristiane Dreher Müller

Olá! Sou contadora e advogada. Sou diretora do Escritório Dreher Contabilidade e Assessoria. Sou apaixonada pelo que faço! Por essa razão resolvi escrever neste espaço.Tento descomplicar e trazer de uma forma mais leve assuntos da área tributária e trabalhista, dentro do possível, é claro...Tenho sempre uma visão prática como contadora de empresas, que compreende a realidade dos empresários.CRC-RS 56.312/OAB-RS 49.457

    Cristiane Dreher Müller has 348 posts and counting. See all posts by Cristiane Dreher Müller

    Pin It on Pinterest