Blog da Dreher

Contabilidade para prestadores de serviços: O que você deve estar atento!

contabilidade para prestadores de serviço

A contabilidade para prestadores de serviços está diretamente ligada ao planejamento tributário da empresa. De nada adianta a contabilidade realizar o “feijão com arroz”, entregando as demonstrações contábeis e impostos no prazo, se não é feita uma avaliação ou planejamento tributário para esse prestador de serviços.

Tanto no regime do Simples Nacional quando no regime tributário do Lucro Presumido, existem peculiaridades que se observadas podem reduzir a tributação para os prestadores de serviços. Continue com a leitura e saiba mais sobre elas!

Qual a Importância da Escolha de um Contador Especializado?

Primeiramente, um contador especializado na área de prestação de serviços possui conhecimento específico sobre as nuances e complexidades que envolvem esse setor. 

O que isso significa? Que eles estão familiarizados com as leis, regulamentações e práticas contábeis específicas que se aplicam aos serviços, garantindo que você esteja em conformidade com todas as obrigações legais e fiscais.

Além disso, ele terá uma compreensão mais profunda das necessidades financeiras únicas de uma empresa de serviços. Eles podem fornecer insights valiosos sobre questões como precificação de serviços, controle de custos e gestão de fluxo de caixa, ajudando a maximizar a rentabilidade e a eficiência operacional da empresa. 

Outro ponto importante é que eles podem oferecer orientação personalizada e estratégica para ajudar a impulsionar o crescimento do negócio. Dessa forma, ajudando a desenvolver planos financeiros e estratégias de longo prazo que estejam alinhados com os objetivos da empresa, fornecendo análises detalhadas e recomendações acionáveis para tomadas de decisão informadas.

Além disso, um contador especializado pode desempenhar um papel fundamental na gestão de riscos financeiros e na proteção dos interesses da empresa. Eles podem ajudar a identificar potenciais problemas financeiros antes que se tornem crises, implementando controles internos eficazes e fornecendo aconselhamento sobre medidas preventivas.

E vamos encarar: lidar com a papelada e os números não é a parte mais divertida de administrar um negócio. Um contador especializado pode tirar esse peso dos seus ombros, permitindo que você se concentre no que realmente importa: fornecer um excelente serviço aos seus clientes e fazer o seu negócio prosperar.

Confira essa dica: Gestão Financeira na Construção Civil: O Caminho para o Sucesso

Quais são os Benefícios do Simples Nacional para Prestadores de Serviços?

Os prestadores de serviços de profissão regulamentada podem ser tributados com uma alíquota menor, desde que cumpram os requisitos para serem tributados no Anexo III do Simples Nacional.

Por exemplo: se a empresa possuir uma folha de pagamento em valor igual ou superior a 28% do faturamento, pode ser tributada no Anexo III do Simples Nacional cujo alíquota inicial de tributação é de 6%, enquanto que nas outras formas de tributação a carga tributária é de 13,33%, no mínimo.

A folha de pagamento que nos referimos envolve o valor do Pro Labore dos sócios, salário dos empregados, autônomos contratados e encargos decorrentes e deve ser acompanhada mensalmente pelo profissional para assegurar a redução da carga tributária do prestador de serviços.

Se você for da área da saúde: Terceirização ou contratação sem CLT em clínicas médicas

Quais são as Particularidades do Lucro Presumido?

O lucro presumido, assim como o Simples Nacional, também tem suas particularidades que uma contabilidade para prestadores de serviços com experiência sabe lidar.

Por exemplo: os profissionais da área da saúde, com clínicas que atendam às normas da ANVISA podem se beneficiar de uma tributação diferenciada com alíquotas reduzidas de IRPJ e CSLL.

DICA: Como Escolher um Serviço de Contabilidade para Prestadores de Serviços?

Apesar de parecer algo complicado, o ESCRITÓRIO DREHER recomenda levar em consideração quatro pontos fundamentais ao considerar um serviço de contabilidade. 

Dessa forma, você poderá não apenas realizar uma escolha mais assertiva, mas também irá acabar por contratar os serviços que melhor atendam suas necessidades. Então, fique atento:

  • Experiência com empresas de serviços: a empresa contratada precisa ter conhecimento específico do setor de serviços;
  • Segregação da carteira de clientes por atividade: é muito importante que a contabilidade para prestadores de serviços tenha um entrosamento do departamento fiscal e do departamento pessoal no planejamento mensal;
  • Planejamento tributário: a empresa deve possuir o serviço de um planejamento tributário mensal incorporado a rotina da contabilidade;
  • Custo-benefício: dificilmente um valor competitivo irá fazer acompanhamento mensal do planejamento tributário e a diferença que sua empresa pode estar pagando a mais de tributos pode representar bem mais o preço de um serviço com qualidade.

Pode ser que seja do seu interesse:

Procurando uma Contabilidade Especializada nos Negócios da sua Empresa? Fale com o Escritório Dreher!

Às vezes você pode pensar que a contabilidade para prestador de serviços é só mais uma das despesas no seu orçamento mensal e que não faz nenhuma diferença qual contador contratar.

Entretanto, você precisa entender que a escolha de um bom profissional da área contábil pode lhe assegurar uma redução expressiva da sua carga tributária.

Então, não deixe de contar com o auxílio de profissionais qualificados e de uma empresa com anos de experiência no mercado como, por exemplo, o ESCRITÓRIO DREHER. ENTRE EM CONTATO agora mesmo conosco e saiba como podemos ser a ajuda especializada que suas finanças precisam!