Minha filha Eduarda, de 17 anos, teve que fazer um artigo sobre os Impactos da Pandemia na Educação Brasileira.
Então, resolvemos publicado aqui em nosso site também devido a importância deste tema para todos nós.
Segue artigo de Eduarda Rafaela Muller, 17 anos, estudante do Ensino Médio:
A pandemia de Covid-19 tem mudado o cenário social brasileiro e trazido impactos de várias ordens à vida das pessoas. Os seus efeitos extrapolam a área da saúde. Eles permeiam a sociedade como um todo, que vive e ainda vai passar por mais mudanças. O Brasil vivencia o isolamento social, as ações de saúde pública, o ensino remoto, medidas econômicas, desemprego e infelizmente mais de 100 mil mortes causadas pelo novo vírus.
Na música “Pausa”, a cantora brasileira, Vicka, fala “Calma, o mundo precisa de pausa”, a qual faz alusão a esse momento em que a população teve que “pausar” sua rotina e ficar em casa. Entretanto, os estudantes brasileiros não podem parar de estudar. E devido ao cancelamento das aulas, seu estudo foi muito prejudicado. É fato que algumas escolas privadas estão tendo aulas a distância e se reinventando para alcançar o planejamento, mas muitos alunos percebem que são prejudicados em relação ao ensino. Em casa, esses são mais propícios a falta de atenção e baixa produtividade, além de que alguns estudantes não conseguem estabelecer uma rotina de estudos e estão desmotivados e ansiosos com o problema atual. Percebe-se, então, que o ensino remoto não é tão efetivo quanto o presencial.
Ademais, a maioria dos alunos de escolas públicas brasileiras não estão tendo aulas. E evidencia-se que um em cada quatro brasileiros não tem internet, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Realidade que é extremamente preocupante, pois além de muitos alunos não terem aula, não conseguem estudar devido a carência de internet. E futuramente, eles irão competir por vagas no Exame Nacional do Ensino Médio, com estudantes de escolas privadas, os quais estão tendo aulas. Sendo assim, ocorrerá o aumento da diferença de notas entre esses dois mundos, tornando mais evidente a desigualdade na educação brasileira.
Em suma, a sociedade brasileira precisará de muitas mudanças e esforços, por parte do governo, para atenuar esse problema. Em primeiro lugar, deveria ser providenciado aulas em redes de canais abertos da tv, para aqueles alunos que não tem internet. Com objetivo de manter a rotina dos alunos, de forma que eles tenham uma parte do dia, preenchida com aulas. Também, deveria ocorrer a disponibilização de matérias didáticos, como exercícios de fixação do conteúdo. Com algumas dessas atitudes, espera-se a diminuição de consequências negativas da pandemia da Covid-19 sobre a educação brasileira.
Escritório Dreher – Educação também é da nossa CONTA!