Contador – Serei amaldiçoado se trocar de contador?

Portabilidade contábil

Você não será amaldiçoado se trocar de contador, nem tampouco seu antigo contador irá puxar o seu dedão enquanto você dorme ….

Resolvemos escrever este artigo porque muitos empresários tem medo de trocar de contador e não sabem como proceder nesta situação.

 

Você ainda é da época do Guarda-livros?

Muitas coisas evoluíram, assim como a relação com os profissionais que você elege para cuidar de sua empresa, seja contador, seja advogado, seja médico do trabalho ou qualquer outra área.

Foi-se o tempo em que o contador tinha que ser aquele que tinha o escritório no bairro da sua empresa a quem você chamava calorosamente de “guarda-livros”.

No meu caso, tinha um cliente que me chamava de “prateleira”, já que meu pai era chamado de guarda-livros.

guarda-livros era o contador
Guarda-livros, contador

Continuidade da prestação de serviços

Não estamos aqui incentivando a troca desenfreada de contador ao longo de um ano, por exemplo.

É importante uma continuidade nos serviços de contabilidade, para entender a atividade do cliente, conhecer a história e evolução dessa empresa e dos seus sócios.

Portanto,  essa é a situação ideal de um contrato de prestação de serviços contábeis.

 

Até que a morte nos separe…

O contrato de prestação de serviços com o seu contador ou escritório de contabilidade não precisa ser até que a morte os separe…

Casamento - até que a morte nos separe
Até que a morte nos separe – casamento

Como em qualquer serviço que você contrata, se ele não atende às necessidades de sua empresa ou você está insatisfeito com a sua qualidade desta prestação, você pode trocar – existe a portabilidade contábil.

 

Portabilidade contábil

A gente ouve falar em portabilidade da empresa de telefonia, portabilidade da conta bancária. Afinal o que é portabilidade?

Portabilidade é aquilo que se consegue carregar ou levar de um lugar para o outro.

você pode trocar
Portabilidade contábil

A contabilidade da sua empresa também é portável: você pode mudar de contador, se desejar.

A prestação de serviços contábeis é como qualquer outro serviço. Se ele não está sendo executado com qualidade, os prazos não são cumpridos. Ou ainda, o profissional não lhe fornece informações ou sua empresa cresceu e este profissional já não atende mais as suas necessidades. Você pode trocar.  É um direito seu como consumidor deste serviço.

 

O que preciso fazer para trocar de contador?

check list
O que fazer?

É um processo bastante simples:

– primeiro: você deve verificar se existe algum período de aviso prévio indicado no contrato de prestação de serviços  com seu contador e alguma forma prevista de comunicação deste aviso prévio;

– de acordo com o que diz seu contrato, você comunica que está rescindido a prestação de serviços e que
está transferindo sua contabilidade para outro escritório;

procurador: se você encontrar alguma dificuldade neste processo de transição ou não se sentir a vontade pode nomear um procurador para fazer esta troca. Você pode pedir para que o novo contador seja seu procurador neste processo de transferência;

–  o antigo escritório deverá formalizar um distrato de prestação de serviços profissionais e transferência de responsabilidade técnica;

– é importante solicitar relatórios de toda e qualquer situação de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, assim como parcelamentos que estejam em andamento para que tudo possa ser continuado pelo novo escritório;.

–  você deve receber os documentos que estavam com o antigo contador e apresentar ao seu novo escritório contábil.

Normas sobre troca de contador:

Todo este processo de troca de contador é regulado na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n. 987/2003 – clique aqui para ler.

Não tenha medo
medo de trocar de contador

 

Fique tranquilo!

Os tempos evoluíram, assim como os profissionais da área contábil.

A portabilidade contábil é uma realidade em nosso meio.

Você pode trocar se entender necessário!

Acesse nosso site e conheça os serviços que oferecemos, principalmente o escritório online, você não precisa ficar amarrado aos escritórios da sua cidade, todos os serviços podem ser realizados de forma online.

Faça um orçamento com a gente e veja nossa proposta de trabalho.

Qualquer dúvida nos chame pelo chat, aí no canto direito da página.

 

Cristiane Dreher Müller

Olá! Sou contadora e advogada. Sou diretora do Escritório Dreher Contabilidade e Assessoria. Sou apaixonada pelo que faço! Por essa razão resolvi escrever neste espaço. Tento descomplicar e trazer de uma forma mais leve assuntos da área tributária e trabalhista, dentro do possível, é claro... Tenho sempre uma visão prática como contadora de empresas, que compreende a realidade dos empresários.

Cristiane Dreher Müller has 40 posts and counting. See all posts by Cristiane Dreher Müller

Pin It on Pinterest